ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO MEMORIAL SOBRE
“CRIANÇA/INFÂNCIA)
Tema: Experiência quando criança ao ingressar na educação
De acordo com Arroyo[1]
(2000, p.124), “carregamos a função que exercemos, que somos e a imagem de
professor (a) que internalizamos.” Aprendemos o ofício de ser professor não
somente na academia, mas, em múltiplos espaços/tempos e em múltiplas vivências.
Isto é, “assim, como os traços de personalidade, e, de ser humano, se aprendem
vendo e convivendo, com os “exemplos de ‘bons’ ou ‘maus’ professores e com
nossa cumplicidade de aprendizes” (Idem, p.124). Nesse devir, aprendemos,
também, coisas que gostamos de colocar em prática e coisas que jamais faríamos.
·
Escolha um título para
seu memorial.
·
Neste trabalho você irá
fazer um registro escrito das suas memórias descrevendo sua época de criança e
o percurso histórico de como foi sua infância, contextualizando com os
referenciais estudados.
·
Consulte
seus pais, amigos, familiares e adultos, pessoas com os quais compartilhou suas
primeiras experiências de criança (nascimento até a ida para o espaço escolar)
·
Explore fotografias, imagens e fatos históricos que
marcaram sua infância.
Além disso, para te dar suporte
na construção de sua narrativa segue algumas questões que poderão ser
utilizadas como fio condutor de seu texto:
·
Como foi sua infância?
Quais são as boas memórias? E as ruins?
·
Qual sentimento de criança sua família expressava?
·
Como você era visto por sua família e outras
pessoas de espaços sociais que você frequentava;
·
Como a sua cultura (família, igreja, escola, e
outros espaços) auxilia na construção da imagem de criança e infância;
·
Para você, qual o papel
da criança na sociedade?
·
Para os estudiosos da
contemporaneidade, sob a ótica social, como a criança é concebida? Quando
criança você era visto sob este modelo de concepção?
·
No que
as crianças de hoje são
parecidas com a criança que você foi? No que elas são diferentes?
·
Sugestão de Textos para
Leitura
-
ARROYO, M. Ofício de Mestre: imagens e
auto-imagens. Petrópolis, RJ, Vozes, 2000.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de
Janeiro: Zahar, 2005
MORUZZI,
Andrea Braga.- A Sociologia da Infância: esboço de um mapa.
OLIVEIRA,
Zilma. Os primeiros passos na construção das ideias e práticas de educação
infantil e A educação infantil européia no século xx. In: _____. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
SARMENTO M. J. Gerações e
alteridade: interrogações e partir da sociologia da
infância. Educação e
Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005.
SIROTA, R. Emergência de
uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar.
Cadernos de Pesquisa, São
Paulo, v. 23, n. 112, p. 7-31, mar. 2001.
Parabéns!
ResponderExcluir